A Uber anunciou, nesta terça-feira (28), o lançamento de uma funcionalidade que permite que passageiras realizem corridas com motoristas mulheres. A ferramenta está disponível nas cidades de Piracicaba (SP), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP) e Campo Grande (MS).
O recurso do app de mobilidade já está disponível em países como os Estados Unidos, Arábia Saudita e agora chega ao Brasil em uma versão piloto. De acordo com a empresa, a novidade chega de forma gradativa.
As usuárias poderão escolher três modalidades de corridas com motoristas mulheres:
- Reserve Mulheres Motoristas: na modalidade Uber Reserve, em que é possível agendar corridas com antecedência mínima de 30 minutos, haverá a opção de “Mulheres Motoristas”. O recurso estará disponível em Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande;
- Preferência das Mulheres: as usuárias poderão ativar a preferência por motoristas mulheres nas configurações de Perfil > Preferências de Viagem. Com a opção ativada, o app irá priorizar uma motorista mulher na solicitação das viagens de Uber X. Se o tempo de espera para uma motorista aceitar for muito longo, a Uber vai redirecionar o pedido para qualquer motorista que esteja próximo ao local de embarque. A opção será disponibilizada em Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande;
- Mulheres Motoristas: ao pedir uma corrida de forma imediata, as usuárias verão a opção “Mulheres Motoristas”. Ao selecionar, o app tentará parear a viagem com uma motorista mulher e, se o tempo de espera for muito longo, o app perguntará à usuária se ela deseja continuar aguardando ou se prefere redirecionar a viagem para o motorista mais próximo. Essa opção estará disponível somente em Piracicaba por enquanto.
Segurança para as mulheres
Com a chegada do recurso que permite às usuárias escolher motoristas mulheres, a Uber “completa o ciclo”. Desde 2019, o serviço de transporte privado já oferece o U-Elas, que é uma modalidade que permite às motoristas mulheres receberem pedidos somente de usuárias.
Segundo a Uber, o número de mulheres motoristas cresceu 160% nos últimos anos e há uma estratégia em curso para que esse numero siga aumentando. Atualmente, as mulheres representam cerca de 8% do grupo de pessoas que atuam dirigindo na plataforma.
)
“Sabemos que segurança é um trabalho que nunca termina, mas temos um compromisso com as mulheres e vamos continuar investindo em ferramentas de segurança como um todo e em conteúdos educativos para os nossos parceiros e usuários homens”, disse Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.