A Samsung é uma das fabricantes de celular mais lembradas pelo público e são vários os motivos para isso. Ela é uma das que mais vende aparelhos globalmente e também é uma presença muito marcante nessa indústria, com lançamentos durante o ano inteiro e para todas as categorias possíveis.
Esse tanto de opção significa também que pode ser difícil encontrar aquele smartphone que casa bem com a sua necessidade, traz a maior quantidade de vantagens e, claro, está dentro de quanto você quer gastar nesse momento.
Aqui, nós separamos 7 smartphones da Samsung que você pode comprar, do mais acessível até o que exige maior investimento. Os escolhidos não são necessariamente os mais poderosos, mas sim aqueles que trazem um diferencial para certos públicos ou têm características que chamaram a nossa atenção. E tentamos diferenciar as linhas ou famílias de aparelhos, para você ter mais opções na hora de escolher.
Lembrando que o preço pode variar para mais ou para menos, então essa é uma média que encontramos nas principais lojas virtuais
Galaxy A07
)
O primeiro celular da nossa lista é um dos mais básicos e também um dos lançamentos mais recentes da marca. É o Galaxy A07, um aparelho de entrada para quem vai exigir pouco do celular em aplicativos e tarefas, mas quer um dispositivo atualizado e que dure bastante.
Ele tem uma tela grande de 6,7 polegadas HD+ com taxa de atualização de 90 Hz. O modelo é bem fino pra categoria, com proteção IP54 e entrada clássica de fones de ouvido.
Em desempenho, o chip Helio G99 serve para o básico. Ele tem ainda uma bateria com carga de 25W igual alguns modelos poderosos da marca e promessa de seis atualizações de sistema operacional e segurança.
Para foto e vídeo, a câmera traseira principal de 50 MP é acompanhada de um sensor de profundidade de 2 MP. Já a câmera frontal é de 8 MP.
Como ressalvas, mesmo sendo um modelo simples, ele poderia ter mais RAM na versão mais em conta. Além disso, a ausência de recursos como 5G, NFC e eSIM pode fazer falta.
Disponível em Preto, Verde e Violeta, o Galaxy A07 custa a partir de 719 reais à vista na versão com 128 GB de espaço interno e 4 GB de RAM — que não é a mais recomendável, mas é a mais barata.
Galaxy A16 5G
)
O Galaxy A16 5G da Samsung se encaixa em uma categoria de aparelho simples, mas com recursos como a conectividade móvel mais recente e o adorado NFC para pagamentos por aproximação. E ele tem ainda bons anos de atualização de Android e segurança, o que significa que ele pode ficar com você por bastante tempo sem precisar de troca.
Esse aparelho tem uma boa tela para a categoria: é um painel Super AMOLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. E ele roda a partir de um chip Exynos 1330, que dá conta do recado das tarefas básicas e cotidianas.
Em câmeras, o esquema inclui um sensor principal de 50 MP acompanhado de sensores ultra-wide de 5 MP, que é de baixa resolução, mas ajuda a tirar fotos boas durante o dia, e aquele questionável macro de 2 MP. O design tem elementos mais premium do que gerações anteriores, apesar da parte traseira ainda ser feita de plástico.
Entre os pontos negativos está a impermeabilidade, na verdade a falta dela. Apesar de ele contar com alguma resistência contra partículas de água e poeira, o padrão IP54 não garante muita segurança no contato com sujeira e líquidos.
O Galaxy A16 5G com 8 GB de RAM, que é o melhor modelo, custa a partir de 1.160 reais.
Galaxy M35
A linha Galaxy M é meio esquecida no churrasco, mas tem um modelo aqui que merece atenção. É o Galaxy M35, um aparelho intermediário voltado para quem busca uma bateria gigante e, de bônus, uma tela que sai maior que a encomenda. E meses depois de sair, o fator custo-benefício dele finalmente virou realidade.
Esse celular tem um painel Super AMOLED com 6,6 polegadas, de resolução Full HD+ e com raros 120 Hz de taxa de atualização. Ele vem ainda com alto falantes de som estéreo, conexão 5G e NFC. Na fotografia, três câmeras traseiras com um resultado satisfatório e sensor frontal de 13 MP.
A bateria tem 6.000 mAh, mais do que o suficiente para aguentar um dia de jogatina ou uso mais intenso. O desempenho é compatível com modelos dessa categoria do meio: o processador é o Exynos 1380 da própria Samsung, com 8 GB de RAM (com possibilidade de mais 8 GB de RAM virtual) e 256 GB de armazenamento.
Só fique atento a alguns pontos. Esse aparelho vem sem a clássica entrada para fones, mesmo não sendo tão fino e leve assim. Além disso, a recarga de 15W é um pouco lenta para ir dos zero aos 100%.
Dá para encontrar o Galaxy M35 da Samsung por 1800 reais, mas o estoque dele é um pouquinho mais limitado.
Galaxy A56
)
O próximo aparelho intermediário da nossa lista é talvez a inclusão mais óbvia. Isso porque o Galaxy A56 é a atual versão com mais custo-benefício da fabricante, entregando um resultado no mínimo interessante a um preço que já ficou competitivo.
Ele tem um novo visual na traseira, com organização melhorada das câmeras e mais proteção para lateral e tela. Falando nela, o painel Super AMOLED de 6,7 polegadas tem resolução Full HD+ e HDR10+, ou seja, ótimo para a categoria.
O chip é o Exynos 1580, com 8 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento, podendo até rodar alguns jogos mais exigentes com algumas limitações. Ele vem ainda com alguns recursos de IA para câmera e o Circule para Pesquisar, fora um bem vindo suporte para o eSIM.
A câmera traseira é aquela combinação clássica de intermediários: sensor principal de 50 MP, ultra-wide de 12 MP e macro de 5 MP. A câmera frontal de 12 MP também dá conta do recado.
O ponto fraco aqui está em um recurso que a Samsung tirou de uma geração para cá: esse aparelho não tem suporte para cartão microSD de expansão de armazenamento. Além disso, as câmeras poderiam ter evoluído igual tela e desempenho: usuários mais exigentes reclamam com razão de câmeras macro de uso bastante limitado.
Você leva o Galaxy A56 para casa por 1870 na versão com 128 GB de espaço e por 2280 com o dobro do armazenamento interno.
Galaxy S24 FE
Saltando um pouco mais de categoria, o Galaxy S24 FE é um modelo do ano passado indicado para quem está quase pronto para dar um passo para os modelos top de linha, mas topa fazer alguns sacrifícios em recursos para não pagar um preço tão alto. E o preço dele caiu bastante e agora merece a sua atenção.
O smartphone conta com uma tela Full HD+ Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas, com taxa de atualização de 120 Hz. No design, a durabilidade também é digna de um aparelhi premium, com Gorilla Glass Victus+ nos dois lados.
O chipset Exynos 2400e é poderoso e ele vem ainda com 8 GB de RAM com até 256 GB de espaço interno. As funções de IA estão aqui, assim como certificação IP68 e cores estilosas bem suaves.
Em fotografia, são três câmeras traseiras que incluem uma lente ultrawide de 12 MP e teleobjetiva de 8 MP com zoom óptico de até 3 vezes. Isso sem contar o motor ProVisual, que melhora a qualidade dos conteúdos capturados.
A ressalva aqui está na bateria de 4.700 mAh, que podia ser um pouquinho maior ou ao menos carregar mais rápido do que os 25W no cabo. Mas esse está longe de ser um defeito que torne esse modelo uma escolha ruim.
Curtiu esse? O Galaxy S24 FE custa a partir de 2500 reais nas lojas online brasileiras.
Galaxy S25 Ultra
Entre os celulares com formato convencional, o Galaxy S25 Ultra é o melhor que você consegue não só em termos de desempenho, mas também em fotografia e gravação de vídeo. Para a produção de conteúdo e quem gosta de tela grande, é difícil recomendar outro modelo.
O visual dele inclui cantos arredondados mais elegantes, laterais de titânio bastante resistentes e certificação IP68. A tela de 6,9 polegadas tem resolução Quad HD+, com suporte até HDR10+.
E o desempenho é garantido com o Snapdragon 8 Elite for Galaxy como processador, 12 GB de RAM e até 1 TB de espaço. Na bateria, são 5.000 mAh com carregamento rápido de até 45W ou 15W sem fio, além de recarga de outros aparelhos por indução. E ele inclui todos os recursos já lançados do Gemini e do Galaxy AI.
Mas o destaque mesmo aqui está nas câmeras. E olha a combinação: uma principal de 200 MP, duas teleobjetivas, uma delas com zoom óptico de 5x; a câmera ultra-angular de 50 MP e uma câmera de selfies com 12 MP. Tudo isso com uma nova e melhorada interface do app de câmera.
Como nem tudo são flores, aqui a S Pen perdeu a conectividade Bluetooth e algumas funções. Ah, e bem que o carregador na caixa poderia ser de 45W, que é a capacidade máxima suportada por ele.
O salto de preço aqui é grande: o Galaxy S25 Ultra custa a partir de 6.200 reais e esse valor sobe com mais armazenamento interno.
Compre aqui o Galaxy S25 Ultra.
Galaxy Z Fold 7
O último item do nosso ranking é voltado para quem faz questão de ter um smartphone dobrável no formato tradicional, daqueles que viram praticamente um tablet quando usados no modo aberto.
Primeiro, o mais importante: as telas. Elas são AMOLED Dinâmico 2x, com 6,5 polegadas no painel externo e 8 polegadas no interno, ou seja, com ele aberto. Neste último caso, a resolução é de 2K com pico alto de brilho de 2600 nits, o que é ótimo pra esse formato.
A performance é garantida com o chip Snapdragon 8 Elite, 12 ou 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento. Ele ainda é extremamente fino e leve para esse formato e tem 4.400 mAh de capacidade de bateria — não é o ideal, mas aguenta um dia inteiro em uso baixo. Ah, a resistência é só IP48, mas esse é um caminho em evolução nos dobráveis.
Para fotografia e vídeo, são três lentes externas, incluindo uma ultrawide e outra teleobjetiva, além de um sensor principal de 200 MP com estabilização ótica e que pode ser usado em selfies, já que basta dobrar o aparelho. Ele ainda consegue gravar em 8K a 30 fps, ou em 4K a 60 fps com boa estabilização.
Mas ele tem os seus pontos negativos, viu. Para começar, o fim do suporte para a S Pen que existia nas gerações passadas desanima quem gostava de usar a canetinha. Além disso, independente de ser um modelo premium, ele exige um investimento alto até demais para um só celular.
O Galaxy Z Fold 7 custa a partir de 9.900 reais no comércio eletrônico nacional.