Surto de listeria em massas mata seis nos EUA; entenda – 05/11/2025 – Equilíbrio e Saúde

Seis pessoas morreram nos Estados Unidos após consumirem refeições de massa prontas contaminadas com a bactéria listeria. Os produtos da empresa Nate’s Fine Foods Inc. foram vendidos em grandes redes de supermercados, informaram autoridades federais de saúde.

Autoridades também informaram que 27 pessoas em 18 estados foram afetadas pelo surto, e que estavam trabalhando para investigar a origem. A Listeria monocytogenes é uma bactéria que pode causar doenças e morte por listeriose.

O surto adoeceu 27 pessoas em 18 estados

As refeições, que incluíam fettuccine, linguine, farfalle e outros tipos de massa, foram vendidas em grandes varejistas por todo o país e foram recolhidas entre junho e outubro.

Das 27 pessoas que adoeceram, 25 foram hospitalizadas. Muitas delas relataram ter consumido refeições pré-cozidas. Em um caso, uma mulher grávida sofreu um aborto, disseram as autoridades de saúde.

Os casos foram relatados na Califórnia, Flórida, Havaí, Illinois, Indiana, Louisiana, Michigan, Minnesota, Missouri, Carolina do Norte, Nevada, Ohio, Oregon, Carolina do Sul, Texas, Utah, Virgínia e Washington.

“Quando se trata de surtos de listeria, este é bastante significativo e grande”, diz Benjamin Chapman, especialista em segurança alimentar e chefe do departamento de ciências agrícolas e humanas da Universidade Estadual da Carolina do Norte. O número de mortes ligadas ao surto é “trágico”, acrescenta.

Em um comunicado em 29 de setembro, a Nate’s Fine Foods disse que estava “comprometida com os mais altos padrões de segurança alimentar” e que estava trabalhando com o CDC, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) e autoridades estaduais de saúde para “investigar completamente a origem”.

O que é listeria?

Listeria monocytogenes é uma bactéria encontrada naturalmente no solo, água e animais, e pode acabar nos alimentos durante o processo de colheita, processamento, preparação e embalagem. Ela prospera em condições não sanitárias e não pode ser eliminada pelas condições frias de uma geladeira ou freezer.

Quando as pessoas consomem alimentos contaminados por Listeria monocytogenes, podem desenvolver uma doença chamada listeriose, embora muitos não fiquem gravemente doentes. Animais de estimação também podem espalhar a bactéria se comerem alimentos contaminados.

De acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), cerca de 1.250 pessoas são infectadas com listeria anualmente nos Estados Unidos, e aproximadamente 172 morrem devido à infecção. A agência a descreve como a terceira principal causa de morte por doenças transmitidas por alimentos no país.

Em fevereiro, cerca de 2 milhões de produtos de panificação, incluindo alguns donuts e pães doces vendidos na Dunkin’, foram recolhidos devido a preocupações com contaminação por listeria. No mesmo mês, milk-shakes congelados vendidos para casas de repouso, hospitais e outras instituições foram recolhidos após as bebidas serem associadas a um surto mortal de listeria que durou anos.

No ano passado, 10 pessoas morreram e mais de 60 ficaram doentes após um surto de listeria que foi associado a uma fábrica de frios Boar’s Head na Virgínia. A Boar’s Head fechou permanentemente a fábrica em setembro de 2024.

Quais são os sintomas?

Muitas pessoas infectadas com listeria têm doenças leves e se recuperam sozinhas após alguns dias de sintomas, que incluem diarreia, vômitos e febre. Outras podem nem ficar doentes.

Mas a listeria pode ser muito perigosa para pessoas grávidas, maiores de 65 anos ou com sistemas imunológicos enfraquecidos. Para pessoas desses grupos, a listeria pode se espalhar mais facilmente dos intestinos para o sangue e causar doenças graves.

Mulheres grávidas com infecções por listeria geralmente apresentam febre, dores musculares e fadiga. Mesmo que esses sintomas sejam leves, as infecções podem levar a aborto espontâneo, parto prematuro ou infecções potencialmente fatais em recém-nascidos.

Outras pessoas com infecções graves podem ter sintomas semelhantes aos da gripe, além de dores de cabeça, rigidez no pescoço, confusão, problemas de equilíbrio ou convulsões.

Para aqueles que consomem alimentos contaminados com listeria, os sintomas podem aparecer no mesmo dia ou levar até 10 semanas para se desenvolver. Mas geralmente começam dentro de cerca de duas semanas, de acordo com o CDC.

Autoria: FLSP

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top