A Rússia confirmou ter realizado testes bem-sucedidos com o novo drone submarino nuclear, batizado de Poseidon. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (29) pelo presidente Vladimir Putin, que exaltou os resultados, descrevendo-os como “um enorme sucesso” e afirmando que o poder do drone é superior até mesmo ao do míssil intercontinental Sarmat, conhecido no como Satan II.
O Poseidon é um super torpedo nuclear com capacidade de gerar ondas radioativas no oceano, podendo, em teoria, tornar cidades costeiras completamente inabitáveis. Autoridades russas o descreveram como uma nova categoria de arma de retaliação devido à sua alta velocidade e capacidade de operação em profundidades extremas, o que o tornaria praticamente impossível de ser interceptado.
“Pela primeira vez, conseguimos não apenas o lançar com um motor de propulsão a partir de um submarino portador, mas também ativar a unidade de energia nuclear na qual este dispositivo permaneceu por um determinado período de tempo”, afirmou Putin, segundo o G1.
Escalada de Tensões e Testes Adicionais
)
A confirmação do sucesso com o Poseidon ocorre na mesma semana em que a Rússia realizou testes do míssil nuclear Burevestnik. Este míssil teria sido capaz de viajar 14 mil quilômetros e permanecer no ar por aproximadamente 15 horas, sendo classificado como uma “arma invencível” e única no mundo.
Estes testes geraram críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que repreendeu o governo russo, sugerindo que deveria concentrar-se em pôr fim à guerra na Ucrânia, em vez de realizar testes de mísseis. O líder estadunidense escalou ainda mais as tensões ao declarar: “Eles sabem que temos um submarino nuclear, o maior do mundo, bem próximo à costa deles.”
Quer acompanhar as novidades sobre tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e TikTok.