Lançada no último domingo (26 de outubro), a série IT: Bem-Vindos a Derry volta aos anos 1960 para mostrar um dos despertares do vilão conhecido como Pennywise. Ao mesmo tempo que revela que o personagem sempre visou crianças durante suas matanças, a produção também dá algumas pistas sobre como ele pode ser derrotado.
A mais evidente delas, que surge logo no episódio de estreia, é a grande quantidade de tartarugas que aparece espalhada pelos cenários. Enquanto essa poderia ser somente uma coincidência ou preferência dos criadores da série, o elemento se relaciona a Maturin, uma figura cósmica importante no universo criado por Stephen King.
Quem é Maturin no universo de IT: Bem-Vindos a Derry
Para entender quem é Maturin e sua conexão com criaturas, é preciso entrar um pouco no campo dos spoilers. Isso porque a figura cósmica tem um relacionamento bastante direto com as origens de Pennywise e com a forma como ele é derrotado durante os eventos de IT.
- Dentro do universo criado por King, Maturin é descrito como uma tartaruga gigante que existe muito antes da criação do próprio universo;
- Ela inclusive é a criadora do universo onde vivemos, que teria sido “vomitado” por ela após uma dor de barriga;
- Embora seja um ser benevolente, Maturin costuma dormir a maior parte do tempo, sem exercer diretamente seu grande poder;
- Durante os eventos de IT, a entidade cósmica é vista como um inimigo por Pennywise, que também tem origens cósmicas;
- O vilão surgiu no vazio do Macroverso, sendo enviada para nossa realidade (e para a Terra) através de uma brecha nele;
- Maturin nunca apareceu diretamente em nenhuma adaptação do livro, o que explica os motivos pelos quais é uma figura pouco conhecida do público em geral.
Dentro do universo de IT: A Coisa, Pennywise considera Maturin ao mesmo tempo como sua grande adversária e um ser desprezível, ao qual ele poderia vencer facilmente. Para o vilão, a criadora do universo é velha e preguiçosa demais e, por isso, seu poder não seria páreo para aquele que ele possui.
)
Assim como acontece na adaptação cinematográfica em duas partes da obra, a ajuda que a entidade cósmica oferece ao Clube dos Perdedores é indireta na maior parte do tempo. Fora uma conversa direta com Bill Denbrough, a tartaruga cósmica faz sua presença ser sentida de maneiras mais discretas — como através dos vários itens temáticos que podem ser percebidos em Bem-Vindos a Derry.
Influência de Maturin vai para além de IT: A Coisa
Além de ter um papel muito importante em IT, Maturin também é um dos elementos centrais dos acontecimentos de A Torre Negra. A grande obra em oito volumes de Stephen King mostra a tartaruga como parte de um grande panteão de guardiões responsáveis por proteger os doze feixes que sustentam o universo.
)
Em um dos momentos mais importantes de IT, Bill descobre que a tartaruga morreu em algum momento de 1958, logo após o primeiro combate entre o Clube dos Perdedores e Pennywise. Isso ajuda a explicar em parte os eventos de A Torre Negra, no qual o universo está em plena decadência e os seus feixes de sustentação perderam solidez.
Teorias de fãs também apontam que o próprio palhaço assassino tem conexões diretas com a grande obra de fantasia de King. Ele seria um dos servidores diretos do Rei Rubro, cuja principal missão seria ajudar na destruição da própria realidade — e, justamente por isso, Maturin se apresenta como seu principal adversário.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!