A cantora pop sueca Zara Larsson virou uma sensação nas redes sociais. De repente, viralizaram vídeos e fotos de seus looks na turnê “Midnight Summer”. A responsável por levá-la aos holofotes é Sophia Sinot, maquiadora holandesa que transformou a identidade visual de Larsson.
É Sinot quem cria as maquiagens que trocam o minimalismo da “clean girl” por cores vibrantes, blush carregado e pedrinhas brilhantes, numa pegada Y2K (como as geração Z se refere aos anos 2000). Logo, muita gente começou a imitar essa estética.
A holandesa foi chamada de última hora por um amigo fotógrafo para trabalhar com Larsson, e a parceria já dura cinco anos. A maquiadora conta que sempre quis experimentar looks com cores e strass, “mas ainda jogava seguro”. Há um ano, elas começaram a conversar sobre o rebranding visual, para acompanhar a turnê do álbum que rendeu uma indicação ao Grammy.
“Eu disse a ela que queria assumir mais um papel de direção criativa para a maquiagem dela. Quando soube que iria sair em turnê, senti que esse era o momento de me comprometer de verdade e fazer algo maluco”, explica Sinot. “Não havia um plano rígido, a gente só queria se divertir, ultrapassar limites e não seguir nenhuma regra.”
Além de Larsson —que fez shows no Brasil em 2018 e 2024—, ela já trabalhou com nomes pop como Doja Cat, Camila Cabello, Becky G, Dove Cameron e Emma Chamberlain. Agora, um de seus sonhos é desenvolver produtos próprios.
Para Sinot, toda essa repercussão com seu trabalho tem sido “avassaladora, mas da melhor forma possível”, e o Brasil tem um cantinho especial. “Ler mensagens de pessoas do mundo inteiro dizendo o quanto se sentem inspiradas ou empoderadas significa tudo para mim. E eu sinto especialmente muito amor do Brasil, que sempre foi um dos principais países em termos de seguidores no Instagram.”
Sua estética colorida e brilhante remete ao verão e tem tudo a ver com o Carvanal. A maquiadora holandesa compartilhou dicas que podem ser aplicadas por aqui. Para se destacar nos bloquinhos, ela dá o recado: “Simplesmente vá com tudo nas cores e strass. Realmente não existe exagero. Quanto mais, melhor!”
Seus looks começam pela sombra nos olhos e se espalham pelo rosto. Para criar um degradê perfeito, a dica é esfumar e ter paciência. “Sempre começo com uma cor de transição suave e difundo as bordas antes de adicionar qualquer coisa intensa. Construir a cor aos poucos, em vez de aplicar tudo de uma vez, faz o degradê parecer impecável”, ela explica.
Combinar tantas cores e deixar o resultado equilibrado, no entanto, pode ser um desafio. Para isso, ela sugere duas abordagens. Uma é escolher uma paleta na mesma família de cores e trabalhar com degradês suaves pelo rosto –olhos, bochechas e lábios.
A outra é usar o “color blocking” (técnica que combina cores sólidas), como uma sombra verde com batom rosa vibrante. “Parece intenso, mas de alguma forma ainda fica equilibrado e empolgante”, ela diz.
Outra característica de seu trabalho com Larsson é a aplicação de strass no rosto e no corpo. Sinot recomenda não pensar demais na hora de incorporá-los à produção.
“O legal é que as pedrinhas não precisam ser colocadas perfeitamente ou de forma simétrica –de qualquer jeito, vão elevar o visual”, diz. Misturar tamanhos diferentes também ajuda. “Mesmo colocando de forma aleatória, ter três tamanhos diferentes faz parecer mais intencional.”
Um blush com o efeito de “pele beijada pelo sol”, mais carregado nas bochecas, nariz e até na testa, é outro ponto essencial. Para recriá-lo, Sinot recomenda aplicar o blush logo abaixo dos olhos e pelo dorso do nariz. “Você não precisa focar as maçãs do rosto. Manter mais centralizado faz parecer mais natural”, diz.
Antes de viralizar com Larsson, a holandesa era conhecida por criar “bocas de impacto”, que se destacam na maquiagem. “Um bom lápis de boca muda tudo”, afirma. “Adoro contornar levemente para fora com um tom mais escuro e depois escolher uma cor marcante ou um acabamento ultra-glossy.” Ela costuma usar ao menos três produtos em tons diferentes para criar um degradê.
Pensando em quem vai curtir o Carnaval na rua, passar protetor solar antes é essencial. Sinot recomenda usar aqueles em spray, para borrifar e retocar ao longo do dia.
Ela também indica evitar bases e corretivos pesados, para manter a base leve e respirável, e trabalhar com produtos em pó. Deixe a pele livre de oleosidade antes de aplicar o strass com cola de cílios, para durar mais. “Mal posso esperar para ver todo mundo recriando os visuais para o Carnaval”, diz.