Como comprar um PC gamer em 2025 sem errar

O fim do ano já está batendo na porta com as festividades e, claro, as grandes promoções de novembro. 

Tudo isso cria o cenário perfeito para montar um PC gamer novinho, seja para você mesmo ou para o seu filho, neto, sobrinho, e por aí vai. Mas você sabe como comprar uma máquina dessas sem cair naquelas roubadas? O TecMundo te explica.

Antes de tudo, a gente precisa te avisar: um PC gamer não é só um PC. É um investimento para anos e mais anos. 

Com o preço dos videogames cada vez mais altos, montar um computador abre um mundo de possibilidades, seja para jogar, trabalhar ou estudar.

PC gamer e PC normal: qual é a diferença?

Os famosos PCs gamers são chamados assim somente porque certas peças são voltadas para quem curte jogar no desktop e garantir um bom desempenho nas partidas, mas todas elas têm a mesma função de um computador tradicional.

A real diferença é a capacidade dessas peças em relação às de um PC comum. Por exemplo: um computador cotidiano é suficiente para navegar na internet, mexer em planilhas, assistir a vídeos, filmes, séries, etc. 

Todas essas atividades são muito simples, então qualquer computador vai atender às demandas sem problemas.

undefined
Gamers gostam de investir no visual iluminado dos computadores, mas isso não é uma regra (Fonte: GettyImages/Reprodução)  

Por outro lado, os games são bem pesados. Esses jogos funcionam ‘em tempo real’, diferente de um filme passando na tela, que já foi todo gravado e editado. 

Isso faz com que nem todo jogo funcione em qualquer computador, e por isso a gente chama de PC gamer aqueles PCs com peças mais fortes para executar os jogos.

 

Então não, um PC gamer não é um simples brinquedinho. Essas máquinas são muito melhores do que qualquer computador tradicional, duram mais tempo, executam aplicações bem mais pesadas, e abrem um leque de possibilidades que vão muito além dos games.  

 

Esses computadores são tão fortes que são essenciais para trabalhos de design, programação avançada, criação de cenas 3D, etc.

No fim, um PC gamer vai ser perfeito para os jogos, mas também será uma baita ferramenta de trabalho para profissionais criativos e estudantes que demandam muita potência gráfica em seus estudos.  

É melhor montar ou comprar um PC gamer pronto?

Essa é uma pergunta clássica para quem quer ter seu primeiro PC gamer. Em geral, montar um computador peça por peça te dá mais flexibilidade de escolher os componentes com melhor preço e deixar tudo do jeito que você quer, mas exige bastante pesquisa para não comprar nada errado, além de exigir conhecimento para a montagem e organização dos cabos, por exemplo.

Um PC gamer já montado vem todo configurado, com peças certinhas, garantia de montagem e sem nenhuma complicação. A questão é que o preço desses modelos é mais alto, justamente porque todo o produto já foi pensado, montado e está pronto para uso.

Não existe resposta certa do que é melhor ou pior, mas se você acha que não vai conseguir montar um modelo peça por peça, é melhor comprar um já montado

O segredo é não cair em pegadinhas de PCs gamer baratos demais, porque provavelmente essa máquina já vai estar bem obsoleta para o uso.  

Opção Vantagens Desvantagens Recomendado para 
Comprar Pronto (PC Montado) 
  • Praticidade 
  • Garantia única 
  • Geralmente mais caro
  • Possibilidade de ter peças inferiores
Quem não quer ter trabalho e prefere uma única garantia. 
Montar por Peças (Comprar peças e montar) 
  • Melhor custo-benefício
  • Personalização individual 
  • Mais complexo
  • Todas as garantias são separadas
  • Precisa de alguém para montar 
Quem busca o melhor preço e desempenho e gosta de pôr a mão na massa.

Comece pela GPU

Um dos grandes diferenciais de um PC gamer para um PC normal está na placa de vídeo, também chamada de GPU

Essa é a peça responsável por gerar a imagem que vai até o monitor, e quanto melhor esse componente, melhor os jogos vão ser executados no computador.

Também é bom lembrar que a GPU geralmente é a peça de maior valor dos computadores, justamente por ser a mais poderosa – e a mais importante.  

Ainda há modelos com preços muito mais atrativos que tem uma excelente performance para montar o seu PC gamer, como as GeForce RTX 5060 e a GeForce RTX 5050, da NVIDIA.

Essas duas placas de vídeo são alguns dos melhores modelos para montar um PC gamer bom e com preço justo hoje. 

Os modelos foram lançados há poucos meses, então são novos, atualizados, fáceis de encontrar, e tem inúmeras tecnologias recentes para transformar a experiência com os jogos, e com certeza vão durar muitos anos.

undefined
Placas NVIDIA com final 60 e 50 são as melhores opções para quem busca um bom custo-benefício (Fonte: NVIDIA/Reprodução)

A GeForce RTX 5050 e a GeForce RTX 5060 foram criadas para rodar games na resolução Full HD, a mais popular entre os jogadores, com qualidade máxima e muita suavidade na jogatina.  

A GeForce RTX 5060 é um modelo mais avançado, perfeito para quem quer um pouco mais de longevidade, enquanto a RTX 5050 já é mais barata para quem está com o orçamento apertado, mas não abre mão de muita qualidade.

Se você pode gastar mais, então vai ficar muito bem servido com a linha GeForce RTX 5070 e até mesmo a RTX 5080

Esses são modelos com um valor mais alto, mas representam o que há de melhor nos computadores gamer, com muita potência para anos e anos de jogos sem precisar comprar uma nova peça.

Quanto mais caro, melhor?

Na hora de comprar qualquer produto, a gente sempre tende a olhar para os mais caros, com aqueles preços exorbitantes, e com o PC gamer não é diferente. 

Mas nesse caso, investir tanto dinheiro em um computador não significa que ele vai retribuir todo esse dinheiro em mais potência.

 

O grande segredo de um bom computador gamer é o equilíbrio. De nada adianta você comprar um PC com uma placa de vídeo excelente e um processador que não faça ela brilhar com toda sua potência. 

Imagine só gastar todo o orçamento do PC e não sobrar um bom valor para a GPU? Seu PC caro ficará desbalanceado e sem o desempenho esperado nos jogos.

undefined
Um PC gamer balanceado é a melhor forma de ter uma boa máquina, mas sem pesar no bolso (Fonte: GettyImages/Reprodução)  

Um preço equilibrado para um PC gamer depende muito do seu poder aquisitivo, mas atualmente investir entre R$ 4.500 e R$ 5.500 é o suficiente para ter um ótimo computador, que vai entregar muita qualidade. 

Sim, você pode gastar mais do que isso e certamente conseguirá boas peças, mas não precisa extrapolar!

Para usufruir de uma GeForce RTX 5050 ou GeForce RTX 5060, GPUs super equilibradas, um PC gamer ideal pode ter componentes como o Intel Core i5-12400F e uma placa-mãe com chipset H610

Essa combinação oferece bom custo-benefício, pois traz uma CPU de seis núcleos com boa performance em games, além de uma placa-mãe competente e com preço acessível.

O restante dessa máquina deve ter 16 GB de memória em dois pentes de 8 GB, além de um SSD M.2 entre 512 GB e 1 TB, para o usuário ter bastante espaço para guardar muitos arquivos. 

Na fonte, é legal investir em um modelo de 600W com certificação 80 Plus, e o gabinete fica a cargo do usuário, desde que ele comporte todos os componentes.  

Onde comprar sem tomar golpe?

O maior medo de quem não entenda muito sobre computadores é acabar caindo em algum golpe ou comprando produtos de origem duvidosa. 

A melhor dica é sempre comprar em lojas conhecidas e com ampla confiabilidade.

Lojas como Kabum, Pichau, TerabyteShop, Amazon, ITX Gamer e Mercado Livre costumam ter os melhores preços, bons estoques, promoções recorrentes e boa garantia.  

Só tome cuidado quando for comprar de vendedores externos que usam plataformas de marketplace para anunciar produtos. A NVIDIA tem em seu site uma página dedicada às lojas recomendadas.

A recomendação é sempre procurar pelo número de vendas e comentários. Se as vendas forem altas e os comentários positivos, então esse é um produto seguro para você comprar sem ter medo.  

E muito cuidado com marcas não autorizadas. Se estiver na dúvida se a marca da GeForce RTX anunciada é de confiança, confira no site de fabricantes autorizados da NVIDIA para não comprar um produto não oficial – e algumas vezes sem suporte no país.

E aí, curtiu essas dicas de como escolher um PC gamer? Se você quiser saber um pouco mais sobre as placas de vídeo GeForce RTX e como essas GPUs conseguem transformar qualquer PC é uma máquina potente, então acesse o site oficial da NVIDIA e não esqueça de seguir a marca nas redes sociais.

Se ficou com alguma dúvida, é só procurar pelo selinho da NVIDIA e você será direcionado para os canais oficiais da marca! 

Autor: TechMundo

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top