O Roblox vai exigir escaneamento facial para confirmar a idade de jogadores — incluindo crianças com apenas 9 anos. A nova política da plataforma começará a valer no início de 2026, mas apenas em regiões específicas.
As mudanças fazem parte do pacote de políticas de verificação de idade anunciadas pela empresa em setembro deste ano. Entre as novidades, está a implementação de um sistema de chat baseado em faixa etária, no qual usuários só poderão conversar com pessoas da mesma idade aproximada.
)
Escaneamento facial para jogadores sem documento
Diferente de outros serviços online, o Roblox pode ser acessado por usuários a partir de 9 anos de idade — enquanto redes sociais normalmente permitem entrada apenas a partir dos 13 anos. Porém, jogadores tão jovens podem não ter um documento de identidade com foto, o que impede a verificação etária por meio tradicional.
Para esse público, a verificação será uma estimativa baseada em reconhecimento facial. O processo vai exigir uma selfie em vídeo feita dentro do app do Roblox. Após o escaneamento, o vídeo fornecido será apagado, afirma a empresa.
O Roblox não detalhou a precisão da ferramenta. Ainda assim, o Diretor de Segurança da empresa, Matt Kaufman, classificou o sistema como “bastante preciso”, segundo o Engadget.
Verificação se tornará obrigatória
Atualmente, jogadores de Roblox podem voluntariamente verificar a própria idade para evitar perder o acesso a recursos de chat. A partir de janeiro de 2026, porém, a verificação será obrigatória em algumas regiões, como Holanda, Austrália e Nova Zelândia.
Para seguir acompanhando novidades sobre tecnologias emergentes, políticas de segurança e mudanças em apps populares, continue acompanhando o TecMundo.