Autoridades etíopes confirmaram o surgimento de uma epidemia do vírus de marburgo no sul do país, informou neste sábado (15) a agência de saúde da União Africana (Africa CDC).
O vírus de marburgo, que causa uma febre hemorrágica altamente contagiosa, é transmitido por certas espécies de morcegos e pertence à mesma família do ebola. Sua taxa de mortalidade pode atingir quase 90%.
Pelo menos nove casos de pessoas infectadas por este vírus foram registrados no sul da Etiópia, informou na sexta-feira o diretor da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
A OMS “apoia ativamente a Etiópia em seus esforços para conter a epidemia e tratar as pessoas infectadas, e apoia todas as iniciativas destinadas a prevenir uma possível propagação transfronteiriça”, escreveu no X.
Atualmente, não existe nenhuma vacina ou tratamento antiviral aprovado para combater o vírus.
No entanto, cuidados de suporte — reidratação oral ou intravenosa — e o tratamento de sintomas específicos aumentam as chances de sobrevivência.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?