Psicodélicos: EUA tem até seminário religioso – 05/02/2026 – Virada Psicodélica

Com a retomada de estudos sobre potencial terapêutico de substâncias psicodélicas nas últimas décadas, o uso para automedicação e autoconhecimento está aumentando por todo lado. Nos EUA, 7 milhões de pessoas relataram ter usado psicodélicos ao menos uma vez no ano anterior, em especial adultos na faixa de 19 a 50 anos impacientes com o lento processo de regulamentação.

Trata-se de uso não autorizado, pois só ayahuasca e peiote estão legalizados, nos EUA, para fins religiosos. Além disso, leis estaduais no Oregon e no Colorado admitem centros para consumo de psilocibina de cogumelos sob supervisão de facilitadores credenciados (que não podem, no caso, atuar como psicoterapeutas).

Alteradores de consciência como LSD, MDMA (ecstasy) e DMT (psicoativo da ayahuasca e da jurema-preta) são substâncias poderosas. Induzem um estado caracterizado como dissolução do ego, em maior ou menor grau dependendo da dose e da disposição mental da pessoa, descrito por muitos psiconautas como uma experiência mística, de unidade com o cosmos ou com a realidade última, divina.

Leitores regulares sabem que este blog questiona essa vinculação automática entre psicodélicos e misticismo, que é só UMA das molduras possíveis para enquadrar conceitualmente esses estados alterados de consciência. Quaisquer que sejam elas, porém, cabe dizer que podem ser vivências bem perturbadoras, que podem engendrar surtos, pânico e sofrimento espiritual.

Esse aumento do uso parece estar associado com maior procura de serviços de emergência psiquiátrica. Entre 2016 e 2021, dobrou a quantidade de casos de atendimento em pronto-socorro após consumo de psicodélicos nos EUA, ainda que em proporção muito baixa do total (de 0,6% a 1,2%), com predomínio de emergências causadas por outras drogas, como opioides e álcool.

No Brasil, segundo Datafolha de 2023, 10% da população adulta afirmava já ter usado psicodélicos, algo como 16 milhões de pessoas –dado obviamente exagerado. No detalhamento da pesquisa, ficava claro que havia confusão com outros psicoativos, como cocaína, maconha e álcool. Mas é certo que um contingente crescente está submetido aos riscos de uma viagem psicodélica.

Cautela e prevenção, portanto, são fundamentais. Daí a proliferação de cursos para formação de terapeutas psicodélicos, inclusive no Brasil, mesmo com o consumo legalizado constituindo hoje uma exceção, não a regra. Surgem agora, igualmente, iniciativas voltadas a treinar lideranças espirituais para amparar usuários interessados em aprofundar suas experiências místicas, ou que nelas se abismam.

País fundamentalista como poucos, os EUA já contam até com um seminário –em sentido estrito– para capacitar pessoas nessa posição. A Congregação para Práticas Sagradas oferece treinamento interdisciplinar a membros do clero, diretores espirituais, conselheiros, coaches de vida e “qualquer interessado em explorar a profunda conexão entre espiritualidade e cura”.

Parece ser a primeira iniciativa a descrever-se como seminário de tipo religioso, mas não a pioneira na formação de facilitadores espirituais. Há anos já se desenvolve o campo da chamada capelania psicodélica, que motivou em 2022 um evento do Centro para Estudo de Religiões do Mundo da Universidade Harvard.

Capelães, até pouco tempo atrás, eram clérigos cristãos que ofereciam assistência espiritual em escolas, hospitais, quartéis e outros estabelecimentos a pessoas em crise. Hoje predomina uma visão mais pluralista, que encampa orientadores de outras denominações, como budismo, judaísmo, islamismo etc.

Rachel Petersen, da escola de teologia de Harvard, definiu a atividade como atendimento espiritual psicodélico por “indivíduos certificados que oferecem assistência espiritual e apoio ético na busca de significado para aqueles que se submetem a terapias psicodélicas”. A definição está num artigo de Jasmine Virdi e Oriana Mayorga sobre capelania psicodélica na página do Instituto Chacruna.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Autoria: FLSP

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top