Veja 6 dicas para encontrar amigos e manter conexões – 02/02/2026 – Equilíbrio

Cerca de um em cada seis americanos diz se sentir solitário ou isolado das pessoas ao seu redor durante todo ou a maior parte do tempo. Em 1990, apenas 3% dos americanos diziam não ter amigos próximos. Três décadas depois, 12% disseram o mesmo.

É compreensível. Fazer novos amigos na idade adulta é difícil. A pandemia fez com que muitos amigos perdessem o contato.

Ainda assim, pessoas que estudam e facilitam amizades profissionalmente acreditam que com esforço e um pouco de estratégia é possível cultivar laços fortes que muitos de nós desejamos.

Pedimos a vários especialistas que compartilhassem as estratégias de amizade que utilizam em suas próprias vidas. Aqui está o que eles recomendaram.

PRATIQUE A AMIZADE ‘AGRESSIVA’

A parte mais difícil da amizade adulta é encontrar tempo para sair juntos. Frequentemente é necessário que uma pessoa tome a iniciativa, disse Richard Reeves, presidente do American Institute for Boys and Men, um think tank, e autor de “Of Boys and Men”.

Ele tem um bom amigo que chama isso de “amizade agressiva“. Ele liga, manda mensagens e organiza planos e não se preocupa em ser um pouco insistente, disse Reeves.

Liv Schreiber, fundadora do Camp Social, um acampamento de verão para mulheres adultas, reforçou essa ideia. “Meu mantra é: ‘não espere, inicie'”, disse ela. Ela geralmente encerra encontros com amigos pedindo que peguem suas agendas e marquem outro compromisso.

Outra maneira simples de praticar a amizade agressiva? Sempre que você se lembrar de um amigo, ligue para ele, disse Jaimie Krems, diretora do Ucla Center for Friendship Research. Ela faz isso mesmo que tenha apenas cinco minutos, e mesmo que pareça totalmente inesperado.

“Em vez de pensar: ‘Ah, eu deveria ligar para eles’ e colocar isso na minha lista de tarefas, eu simplesmente faço”, disse Krems.

PERSONALIZE SEUS PLANOS

A maioria de nós tem mais probabilidade de priorizar a amizade e cumprir os planos de se conectar quando isso é divertido ou restaurador, disseram os especialistas. E isso é diferente para cada pessoa. Por isso, Danielle Bayard Jackson, uma coach de amizade, periodicamente envia uma pesquisa por email para cerca de uma dúzia de amigos perguntando como eles prefeririam interagir.

Algumas das perguntas são abertas e práticas, como: quando você geralmente está disponível para passar tempo juntos? Outras são mais profundas, como: o que você está celebrando em sua vida agora?

Ela também pergunta o que eles prefeririam fazer juntos: tomar uma taça de vinho? Fazer algo aventureiro? Passar tempo com crianças a tiracolo?

Reeves disse que os homens, em particular, podem realmente se beneficiar de fazer atividades “ombro a ombro” com amigos, em vez de frente a frente.

Atividades e instituições podem oferecer estrutura e suporte para a amizade masculina. Reeves afirmou, por exemplo, que ele tem vários amigos homens que se voluntariam para treinar os times esportivos de seus filhos. É uma maneira de retribuir, mas também um meio de manter conexão com outros pais que estão ajudando.

“Não estamos pescando. Não estamos fazendo uma viagem. Não estamos jogando golfe”, disse ele. “O que estamos fazendo é investindo e nos envolvendo em nossas amizades.”

SEJA UM POUCO CARENTE

Pode parecer desconfortável às vezes, mas pedir ajuda pode ser um verdadeiro impulso para a conexão, disse Krems.

“Pensamos que pedir ajuda aos nossos amigos vai sobrecarregá-los. Isso é completamente falso”, disse ela. “Pense em quão alegres nos sentiríamos se nosso amigo nos pedisse ajuda e pudéssemos fazê-lo.”

Pode ser qualquer coisa, desde recomendações pessoais, como um médico ou um livro favorito, até apoio prático.

Kim Evensen, fundador da Brothers, uma organização sem fins lucrativos focada na amizade masculina, admitiu que os meninos e homens com quem trabalha às vezes resistem ao conselho de serem mais vulneráveis com seus amigos. Mas ele os encoraja a perguntar.

ENCAIXE A AMIZADE EM SUAS ROTINAS EXISTENTES

Uma grande vantagem que as crianças têm sobre os adultos é que seus amigos estão profundamente integrados em suas vidas diárias através da escola e atividades extracurriculares, disse Eileen Kennedy-Moore, psicóloga em Princeton. Esse contato consistente é um ingrediente crucial para a amizade, disse ela.

Então, em vez de esperar pelo “momento mágico” para se conectar com amigos, ela procura maneiras de integrar a amizade em seus planos estabelecidos. Isso pode envolver convidar um amigo para acompanhá-la na busca escolar ou em uma aula na academia.

“Uma amiga me ligou uma vez, tipo, às 8 da noite e disse: ‘Estou indo para o Target, que tal eu te pegar em 10 minutos?'”, disse ela. “E foi muito bom.”

PARTICIPE DA MANEIRA CERTA

“Frequentemente ouvimos o conselho: ‘apenas entre em um clube!'”, disse Janice M. McCabe, professora associada de sociologia em Dartmouth College. Às vezes isso funciona e às vezes não, ela disse.

A pesquisa de McCabe descobriu que as pessoas têm muito mais probabilidade de fazer amigos se entrarem em um clube relacionado a uma mudança de identidade.

É por isso que um grupo para novas mães é particularmente poderoso, porque as outras pessoas nesse ambiente também estão passando por essa transição, disse ela. “É encontrar o momento e o lugar certos nesses ambientes.”

PREPARE-SE PARA SER UM AMIGO ENGAJADO

Muitas pessoas têm a ideia de que os amigos devem simplesmente cair em uma conversa fácil e fluida uns com os outros. Mas McCabe acredita que passar um tempo planejando o que poderia conversar com amigos melhorou a qualidade de seus encontros e, em última análise, fortaleceu suas conexões.

Antes de ver ou falar com um amigo, McCabe sugere considerar: há algo em particular que você quer discutir? Há algo que seu amigo disse em sua última conversa que você quer ter certeza de acompanhar desta vez?

Jackson disse que tem um cartão de índice colado em seu escritório com uma lista de amigos com quem quer passar tempo ou entrar em contato. É um lembrete simples, mas eficaz, para ser uma amiga comprometida, disse ela.

Autoria: FLSP

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top