Nem todas as queimaduras são iguais – e saber a diferença pode salvar sua pele. Literalmente. E uma queimadura que não dói? Isso é um mau sinal. As queimaduras são classificadas em quatro graus, com base na profundidade do dano.
Queimaduras de primeiro grau afetam apenas a camada superficial da pele. Causam vermelhidão, dor e inchaço – como uma queimadura por exposição ao sol. Geralmente saram em alguns dias, sem deixar cicatrizes.
A partir de queimaduras de segundo grau, um médico deve ser consultado. Essas queimaduras são mais profundas e causam bolhas. Os vasos sanguíneos sob a pele são danificados.
Queimaduras de segundo grau A podem sarar sozinhas em cerca de três semanas, geralmente com poucas cicatrizes.
Mas as de segundo grau B são mais graves – geralmente há bolhas que estouram, a cura demora mais e cicatrizes são comuns.Em queimaduras de terceiro grau, a pele é completamente destruída.
Por vezes, essas queimaduras não doem, porque os nervos foram danificados.Essas queimaduras não saram sozinhas e precisam de cirurgia e enxertos de pele.
Queimaduras de quarto grau são ainda mais profundas – atingem músculos, tendões e até ossos. Elas representam risco de morte e exigem cirurgia imediata. Se você tiver dúvidas sobre a gravidade de uma queimadura, não adivinhe. Procure ajuda médica imediatamente.